Science Fair feira de ciencias projeto cientifico jovem cientista
LOCAL: QUADRA
BANNERS SOBRE
DIVERSOS TEMAS
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2º GUERRA MUNDIAL
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HITLER E O NAZISMO
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KU KLUX KLAN – KKK
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COBRAS
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UM ÚNICO GESTO PODE SALVAR VIDAS
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PSICOPATIA
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BURACO DE MINHOCA
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TECNOLOGIA – O ANTES E O HOJE
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LIXOS ELETRÔNICOS
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DROGAS NO ESPORTE
MAQUETES – 6º ANOS
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VULCÃO
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CARRINHO DE CONTROLE REMOTO – PLACA SOLAR
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O CILCO DA ÁGUA
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A IMPORTANCIA DOS INSETOS
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MICHOCÁRIO
LOCAL: PISO 2
SALA 4 – SALA
TEMÁTICA – POMPÉIA – 9º ANO A
SALA 5 – MAQUETES 6º
ANOS
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PRODUTOS NATURAIS
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DENGUE
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COMIDAS NATURAIS E INDUSTRIALIZADAS
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VULCÃO DE COCA-COLA
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RECICLAGEM
SALA 6 – MAQUETES E
EXPERIMENTOS scale models and experiments
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O COMEÇO DA VIDA NA TERRA – 7º ANO A
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MEGALODOM – 7º ANO A
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BURACO NEGRO – 8º ANO A
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CARRO DRIFT – 8º ANO C
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CARRO AUTONOMO – 9º ANO A
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MINIAUTORAMA – 9º ANO A
PROJETO JOVEM CIENTISTA
2022
Orientação
para o professor:
1.
Prepare
uma aula para despertar a curiosidade dos alunos a respeito de assuntos
desafiadores como vida fora da Terra, energia sustentável, vida marinha, trazer
dinossauros de volta via DNA, poluição de rios e mares, etc. Você pode convidar
alguém para falar com eles a respeito. A ideia é que eles escolham algo que os
interessem verdadeiramente, que os motivem a pesquisar, que seja uma pesquisa
que eles
queiram fazer. É importante que neste trabalho de motivação, você traga todas
as áreas da ciência e não apenas a sua. Você pode fazer um momento de mapa
conceitual onde eles digam previamente o que lhes interessa. Sugestão: tomar 15
minutos de 5 aulas.
2.
Formação
dos grupos por área de interesse – colocar na lousa os temas escolhidos e os
alunos agrupados pelos temas. Sugestão: 15 minutos de uma aula.
3.
Para
garantir que os grupos tenham no mínimo 3 alunos, permitir que os próprios
alunos defendam suas ideias(vendam seu peixe), angariando novos integrantes,
respeitando o limite de 6.
4.
Explique
que o primeiro passo da pesquisa é levantar quais perguntas eles querem
responder – um brainstorming com o grupo para levantar as perguntas é um ótimo
primeiro passo. Orientar para fazerem isso em reunião virtual ou presencial, com
todos os membros da equipe, no contraturno.
5.
Orientá-los
a se reunir e definir funções para os membros do grupo: pesquisador, relator,
mediador, criador do protótipo, pesquisador de custos, palestrante TED, etc.
Ensiná-los a marcar encontros virtuais/presenciais semanais para que o grupo alinhe a evolução da
pesquisa. Sugestão: separar 10 minutos por aula para acompanhar a evolução do
trabalho, corrigir erros, resolver conflitos na equipe. Distribuir pelo número
de grupos os minutos necessários. Enquanto isso, os outros alunos estão fazendo
outras atividades.
6.
Artigos
Científicos: Apenas para 9º ano ao Ensino Médio e para no máximo 4 integrantes.
7.
Explicar
o que são fontes primárias – que eles pesquisem em fontes fidedignas. Ajudá-los
a encontrar estas fontes.
8.
Orientar
para que os dados coletados sejam gravados em planilhas, documentos do Word,
imagens, filmes.
9.
Ensiná-los
como fazer o Pré- Projeto em seus componentes:
9.1.Tema/ Título
9.2.Objetivos da Pesquisa
9.3.Justificativa/delimitação
9.4.Hipótese
9.5.Introdução – referencial teórico
9.6.Materiais e métodos
9.7.Resultados
9.8.Conclusão
9.9.Referências bibliográficas
10. Ensiná-los a montar seu cronograma de
execução
11. Ensiná-los a montar a planilha de
custos e pesquisa de preços
12. Checar os vários passos descritos
acima e corrigir problemas
13. Verificar protótipo ou apresentação
final da pesquisa
Estabeleça
papéis com funções definidas para cada membro do grupo
Outra questão
acerca do trabalho em grupo é a dificuldade que algumas
pessoas têm em colocar suas opiniões e serem ouvidas.
De acordo com Cohen
e Lotan, autores do livro Planejando o Trabalho em Grupo
– Estratégias para a Sala de Aula, os membros de um
grupo possuem status que, muitas vezes, dificultam a participação e a
integração de todos. Em muitos casos, a opinião de um aluno com menor status
social acaba sendo desvalorizada por seus pares. Por outro lado, alunos com
maior facilidade e desempenho acadêmico superior em determinada disciplina
tendem a ter sua opinião mais valorizada e se tornam uma referência no grupo.
Para garantir que
todos participem, você pode usar uma estratégia apresentada no livro que sugere
a definição de papéis específicos. Eles contribuem para que todos os membros do
grupo possam, em algum momento, desempenhar a função de líder no grupo e em
outro, por exemplo, ser o responsável pela organização e distribuição de
materiais.
Os papéis podem
ser:
- O mediador: Ele
irá mediar a conversa dentro do grupo, estimular que todos participem e
que estejam compreendendo a orientação das atividades.
- O relator: Ele
é responsável pelo registro e é orador da turma, quando necessário.
- O monitor de recursos: Ele irá garantir que não falte nada para que o grupo consiga
realizar sua atividade.
- O Cuco: Ele vai
controlar o tempo da atividade, estipulado previamente pelo professor.
- O harmonizador: Ele deve garantir que todos estejam se sentindo confortáveis,
felizes e engajados.
Para que essa
organização do trabalho em grupo funcione, dois pontos
precisam ser observados:
- Os papéis precisam circular no grupo. Não
podemos correr o risco de que sempre as mesmas pessoas sejam o monitor ou
o harmonizador, por exemplo. Todos precisam transitar pelos diferentes
papéis para que possam se desenvolver e aproveitar ao máximo o potencial
da atividade.
- Os papéis não definem quem será o responsável
por resolver a situação problema proposta pela atividade. Todos devem
opinar e se sentir responsáveis por solucioná-la e finalizá-la.
Grupos
·
É aconselhável que
os grupos sejam formados por no mínimo três integrantes e no máximo seis, assim
prezaremos pela riqueza das pesquisas e informações que cada um poderá
contribuir com a sua equipe de maneira
que todos possam cooperar sem pesar ou sobrecarregar nenhum integrante.
·
Lembramos que para
artigos científicos, o ideal é de 3 participantes, no máximo 4.
·
Os grupos devem ser
formados com alunos da própria turma, facilitando o agendamento de encontros
entre eles.
·
Após os primeiros
passos estabelecidos, conduzir o grupo ao orientador e também comunicá-lo da
escolha feita.
·
Preencher a ficha
(arquivo anexado) e entregar para a vice-direção.
Avaliação
·
O projeto valerá
3,0 pontos a serem distribuídos no 2º (1,0 ponto na AVT) e 3º trimestre (2,0
pontos na AVT);
·
Estas notas serão
aplicadas em todas as disciplinas, valorizando assim o esforço e dedicação das
equipes.
Temas e orientador
Professor Yuri
A luz
O som
O movimento
Funcionamento de
máquinas
Energia infinita
Religiões de matriz
afro
Zoologia
Teatro e sociedade
Movimento dos
astros
Doenças
neurológicas
Doenças
psiquiátricas
Tipagem sanguínea
Pseudociência
Fake news
Professores Ivan e/ou Marco
Body positive
Triângulo das
bermudas
Medicina
alternativa
Profissionais por
trás do atleta
No pain no gain
Futebol um
movimento, uma paixão - rivais sim, inimigos não!
Acessibilidade
Professora Vivian
Machismo e misoginia
Depressão na adolescência
Tecnologia: vício, solidão e equilíbrio
Administração financeira familiar: mudando
comportamentos
A Educação muda o meu mundo
Por que o consumo consciente é importante?
Professores Matheus e Everaldo
Tema: Cidade de Diadema
História
da cidade, onde tudo começou desenvolvimento e organização estrutural da cidade
(Arquitetura, habitantes, planejamento de ruas e prédios).
Importância e simbologia da Praça da Moça para
a cidade
Casa
do Hip Hop Centro Cultural Canhema ( primeira casa de hip hop do Brasil)
Esporte
(História e organização do time Água Santa, história da Arena Inamar, atletas
famosos como Denílson e David Luiz naturais de Diadema.).
Museu
de Arte Popular de Diadema e Teatro Clara Nunes
Jardim
Botânico e Borboletário de Diadema
Sigla
ABC (Diadema muitas vezes é ignorada, esquecida ou vista de forma pejorativa)
A
escolha do tema foi motivada por uma reflexão, estamos comemorando os 50 anos
do Júlio Verne, a cidade de Diadema tem pouco mais de 60 anos, logo, é
impossível separar o avanço e desenvolvimento da nossa escola com o da cidade.
Além, de ser um tema comum aos nossos alunos, já que a maioria deles reside na
cidade. Com isso, deixamos sugestões de possíveis temas que poderíamos explorar
em diversas áreas.
Outros temas
sugeridos:
1. Carro autônomo? Viável? Sustentável?
(Yuri)
2. Internet – qual a explicação
científica para dados irem de um lado a outro do mundo em segundos? (Bruno)
3. Dilema das redes – só tenho acesso a
informações que outros escolhem por mim? Como escapar disto? (Bruno)
4. Vegetarianismo: é possível nutrir-se
plenamente?/dilemas éticos (Marco/Patricia)
5. Amazônia sustentável (Flaviano)
6. Mistérios das pirâmides – egípcias,
mexicanas, etc. (Pier)
7. Continentes perdidos: Lemúria e
Atlântida (Pier)
8. Braço eletrônico (Bruno)
9. Aldeia Indígena da época do
descobrimento (Everaldo)
10. Curiosidades esportivas (Ivan)
11. Fotografando com uma lata de leite
(Matheus)
12. Revelação fotográfica (Matheus)
13. Transgênicos (marco/Patricia)
14. Construção de miniautorama (Toninho)
15. Construção/como funciona uma “air
fryer” (Yuri)
16. Reações químicas interessantes
(Giuliana)
17. 5 Rs (Patricia/ Marco)
18. Poluição dos rios e Mares – como
resolver? (Flaviano)
19. Bullying (Everaldo)
20. A linguagem como instrumento de
transformação social (Vinicius)
21. Semana da Arte Moderna (Vinicius)
Sobre
número de grupos por orientador
·
Cada orientador ficará responsável por até no
máximo 6 grupos;
·
Se o número máximo for atingido, mas ainda
houver equipes que pleiteiem o auxilio do professor, será de responsabilidade
da coordenação do projeto orientar estes alunos para nova escolha de um
professor que ainda estiver disponível.
Série/ano:
Integrantes
do grupo: Tema
escolhido: Professor(a)
orientador(a): Professor
motivador(a): |
DATA: Série/ano:
Integrantes
do grupo: Tema
escolhido: Professor(a)
orientador(a): Professor
motivador(a): |
Série/ano:
Integrantes
do grupo: Tema
escolhido: Professor(a)
orientador(a): Professor(a)
motivador(a): |
Série/ano:
Integrantes
do grupo: Tema
escolhido: Professor(a)
orientador(a): Professor(a)
motivador(a): |
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