genero
wGêneros textuais são estruturas relativamente estáveis de composição, com as quais realizamos intervenções sociais, tanto por escrito quanto por meio da fala, ou seja, os gêneros são as ferramentas, os instrumentos que utilizamos para podermos exercer os atos comunicativos em geral: uma curta mensagem via Whatsapp, e-mails corporativos, produção de reportagens, entrevistas, contos, páginas de diário, receitas de bolo, artigos científicos, seminários, teses etc.
Os gêneros adaptam-se às nossas necessidades de comunicação e remodelam-se, a depender do tempo em que são produzidos. Antigamente, era comum que as pessoas enviassem telegramas, caso quisessem velocidade na interação; hoje esse recurso tornou-se obsoleto, pois temos tecnologias suficientes para comunicarmo-nos em um piscar de olhos.
O anúncio publicitário é um gênero textual que tem como intenção a promoção de determinado produto, serviço ou ideia nos meios de comunicação de massa, como televisão, revistas, rádio e Internet.
Uma das principais características deste gênero é a intenção de convencer o consumidor a contratar os seus serviços. Para isso, diversas ferramentas devem ser utilizadas, como o humor, linguagem simples e as imagens.
Verbos no imperativo também são grandes estratégias, uma vez que são atrativos e transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: Veja! Conheça! Compre!
Esse tipo de texto geralmente contém uma linguagem conativa, que indica o convencimento. Podem ser transmitidos através de textos verbais ou não verbais. Além disso, podem ser orais também, se forem veiculados em rádios, por exemplo.
Linguagem simples;
Linguagem verbal e não verbal;
Textos curtos e persuasivos;
Ironia, criatividade e humor;
Uso de imagens, cores e fotografias;
Caráter comercial;
Verbos no imperativo;
Vícios de linguagem.
Estrutura do anúncio publicitário
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